BIOGRAFIA

JOSÉ MARIA FERREIRA

josu00e9-maria-santos-ferreira-baixa

Nascido na cidade de Itapeva-SP, José Maria formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, e se especializou em Arte e Educação na Universidade de São Paulo e Cenografia e Figurino no Espaço Cenográfico São Paulo. Frequentou ateliês de renomados artistas como: Fajardo, Julia Székely, Israel Kislansky e Chistiane Grigoletto.

Também cursou aulas de Cecile Van Der Heiden, quando estudou em Amsterdam. O contato com esta artista, bem como a exposição às galerias e aos artistas europeus mudou José Maria e seu trabalho de forma decisiva. Encorajado por Cecile, começou a expressar seus medos, frustrações e dores. Passou a nutrir sua coragem de se expor e de entrar em contato com o feio e o não estético. Isso levou o artista a encontrar uma arte única, original e, acima de tudo, própria. O mergulho em si mesmo – incentivado pela experiência na Europa – trouxe à tona um mundo novo e autêntico para o artista.

Atualmente, trabalha e reside em Jundiaí, São Paulo.

OBRA

“Meu trabalho fala das dores e sentimentos humanos.  Neles retrato o mundo a partir de mim mesmo. Represento os personagens de minhas telas como num ambiente teatral.  A vida de forma exagerada, intensa e complexa, cheia de segredos e símbolos. Dualidades, antagonismos, a beleza e a dor. Sempre procuro me aprofundar em minhas próprias experiências como pessoa, e as figuras nascem de mim como numa catarse, como uma necessidade, como se eu as vomitasse pra vida. No lugar do coração sempre há algo, um outro objeto, um pássaro, uma pedra, etc, evidenciando os sentimentos e a emoção. Além disso, as rendas e figuras vazadas são uma característica constante e uma marca do meu trabalho.”