BIOGRAFIA

JOSÉ MARIA FERREIRA

josu00e9-maria-santos-ferreira-baixa

Nascido na cidade de Itapeva-SP, José Maria formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, e se especializou em Arte e Educação na Universidade de São Paulo e Cenografia e Figurino no Espaço Cenográfico São Paulo. Frequentou ateliês de renomados artistas como: Fajardo, Julia Székely, Israel Kislansky e Chistiane Grigoletto.

Também cursou aulas de Cecile Van Der Heiden, quando estudou em Amsterdam. O contato com esta artista, bem como a exposição às galerias e aos artistas europeus mudou José Maria e seu trabalho de forma decisiva. Encorajado por Cecile, começou a expressar seus medos, frustrações e dores. Passou a nutrir sua coragem de se expor e de entrar em contato com o feio e o não estético. Isso levou o artista a encontrar uma arte única, original e, acima de tudo, própria. O mergulho em si mesmo – incentivado pela experiência na Europa – trouxe à tona um mundo novo e autêntico para o artista.

Atualmente, trabalha e reside em Jundiaí, São Paulo.

OBRA

Pesquiso há algum tempo a formação do povo brasileiro , as influencias e misturas das culturas dos europeus , africanos trazidos na época da escravidão e dos índios habitantes do Brasil . A chegada da família real ao Brasil , os imigrantes . Todo grande caldeirão de influencias e miscigenações . O barroco , azulejos portugueses , porcelana inglesa , as nossas florestas e animais , ao mesmo tempo a visão estereotipada do Brasil, o que é real e o que é mentira . Também entra nessa grande mistura as influências , um mundo globalizado e interligado através dos meios de comunicação digitais . Apresenta uma infinidade de detalhes e elementos que formam uma narrativa , uma história para ser lida aos poucos . Simbolos religiosos , elementos estéticos e imaginários , num mundo ao mesmo tempo organizado e caótico . Um carnaval , uma alegoria de alguma escola de samba , dramático , exagerado e cheio de detalhes .
Observa os grandes abismos das diferenças sociais no Brasil , ao mesmo tempo que discute a guerra de narrativas atuais na qual muitas vezes não sabemos qual é a verdade . E qual seria mesmo essa verdade ? Num pais de tantas diferenças , referências e influencias . Essa realidade invade e quebra a ordem . Ao mesmo tempo reflete a inquietação e mudanças pessoais , de um homem branco , com uma educação clássica que é também latino e miscigenado . Reflete as mudanças internas de novas consciências e descobertas como artista e como pessoa , de quebra de padrões e pensamentos.